quinta-feira, 9 de maio de 2013

Copa Do Mundo 2014


Recém-reformados ou construídos, os seis estádios da Copa das Confederações deverão passar por novos ajustes em breve para receber o torneio entre 15 e 30 de junho: os bancos de reservas instalados no Maracanã, no Mineirão, na Arena Pernambuco, no Mané Garrincha, na Fonte Nova e no Castelão não se enquadram no caderno de encargos da Fifa. Quatro cidades-sedes já foram notificadas pela entidade sobre a alteração e preparam a mudança: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Recife.
Veja as simulações da troca no Maracanã: o banco e a visão da primeira fileira
A necessidade do ajuste se dá por conta da construção nas seis novas arenas: os bancos estão localizados abaixo do nível do campo de jogo - com degraus para subir ao gramado -, fora do padrão exigido pela Fifa. Em contato com o GLOBOESPORTE.COM, os responsáveis pelas obras em Salvador e Fortaleza afirmaram que não receberam nenhum comunicado da entidade ou do Comitê Organizador Local (COL) sobre o assunto. Em Belo Horizonte, oficialmente a assessoria de imprensa da Minas Arena disse que os bancos foram feitos "rigorosamente dentro dos padrões da Fifa" e que a administradora do Mineirão também não foi notificada sobre mudanças. Mas o GLOBOESPORTE.COM apurou que o aviso do problema já foi feito, assim como no Rio, Brasília e Recife.
Se o caderno de encargos da Fifa for seguido à risca, todos os estádios da Copa das Confederações precisarão se adequar às exigências. O livro pode ser encontrado no site oficial da Copa do Mundo de 2014. Na página 85 da quinta edição, há o seguinte texto:
"Os bancos devem ser instalados ao nível do solo, mas não devem obstruir a visão dos espectadores. Eles devem ser protegidos por uma concha transparente do tipo Plexiglas contra intempéries e objetos lançados por espectadores".
Além disso, o documento ainda mostra as medidas exatas que a estrutura deve ter para competições da entidade:
Livro FIFA Banco de Reservas (Foto: Reprodução)Caderno de encargos da Fifa tem as recomendações para os bancos de reservas (Foto: Reprodução)
Em Brasília, a Secopa-DF confirmou que haverá um equipamento diferente para a Copa das Confederações. Pelo projeto original, há um desnível de aproximadamente 30 cm no espaço reservado para os bancos que serão usados na abertura do Mané Garrincha, dia 18 (final do Campeonato Brasiliense), e na partida entre Santos e Flamengo, dia 26, pelo Brasileirão. Porém, para o torneio da Fifa, a entidade vai instalar bancos próprios dentro das exigências do caderno de encargos. Ainda não há confirmação se os equipamentos serão mantidos no estádio para 2014 ou retirados após a competição deste ano.
Palco da abertura da Copa das Confederações, a arena da capital federal ainda corre contra o tempo para ficar pronta e o banco nem foi instalado até o momento. Segundo a Secopa, quando houver a colocação do novo equipamento da Fifa não haverá prejuízo para a visibilidade dos torcedores que ocuparem as primeiras filas.
mosaico banco de reservas estádios Copa do Mundo (Foto: Editoria de Arte)
No Rio de Janeiro, a Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop), responsável pelas reformas no Maracanã, não soube informar sobre a necessidade de troca no banco de reservas do estádio da final da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de 2014. Em resposta à solicitação do GLOBOESPORTE.COM, o órgão afirmou por email que vai "apurar os fatos".
Em Recife, os bancos atuais (chamados de "modelo legado") serão substituídos durante os torneios da Fifa e quatro fileiras de assentos na arquibancada, localizadas atrás do equipamento, não serão usadas por torcedore. Depois da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, a Arena Pernambuco voltará a ter os bancos que estão instalados atualmente. Até a manhã desta quinta, os responsáveis pela obra não atenderam às ligações para comentar a mudança.
No Rio, Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza, pelo menos três fileiras de assentos atrás das estruturas não terão a visão completa do campo de jogo com a mudança do tipo de banco de reservas. Segundo a Fifa, a situação já era esperada, tanto que os ingressos para estas cadeiras não estão sendo vendidos.
- Os assentos localizados diretamente atrás dos bancos de reservas serão destinados aos membros (equipe técnica) das equipes que disputam a partida, já que nenhum assento com visibilidade reduzida é colocado à venda. É também por esta razão que a capacidade dos estádios durante a Copa das Confederações e Copa do Mundo é significativamente menor do que nos jogos normais (instalações temporárias, tais como plataformas de câmera, podem inutilizar alguns assentos) - explicou o departamento da comunicação da entidade por email. 
*Com apuração de Chico Feitosa, Fabrício Marques, Felippe Costa, Marcelo Baltar, Márcio Iannacca, Roberto Leite e Rodrigo Fuscaldi

América RN x Atlético PR


No dia da sua abertura oficial, com o jogo entre América-RN e Atlético-PR nesta quinta-feira, pela segunda fase da Copa do Brasil, o Estádio Manoel Barreto, o Barretão, em Ceará-Mirim, é um grande canteiro de obras. Desde quarta-feira, os operários correm contra o tempo numa força-tarefa para deixar a mais nova praça esportiva da Grande Natal - a 28km da capital - em condições de sediar partidas de futebol.
Mas a impressão é de que o relógio leva grande vantagem, pois não são poucos os pontos inacabados. Banheiros não foram construídos, bilheterias não estão prontas, o estacionamento não tem iluminação nem sinalização, o banco de reservas ainda está sendo montado. A área de entorno também não tem calçamento ou qualquer tipo de acabamento - apenas terra e areia. O confronto começa às 19h30m (de Brasília) desta quinta e será acompanhado em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM. O SporTV transmite ao vivo.
 
Apesar da situação, a Polícia Militar potiguar e o Corpo de Bombeiros local liberaram o local, alegando que está dentro das exigências do Estatuto do Torcedor para jogos com lotação máxima de dez mil pessoas. Os problemas tampouco parecem preocupar o proprietário do estádio. Segundo o empresário Marconi Barretto, tudo estará pronto até o horário da partida.
- Eu construí um estádio todo em seis meses e posso muito bem fazer uma bilheteria em dois dias. Tudo estará pronto até amanhã (quinta-feira) - disse.
  •  
Estádio Barretão, em Ceará-Mirim, bilheteria próxima atrás do gol (Foto: Jocaff Souza)Estádio Barretão: bilheteria próxima à BR-406 em construção nesta quarta-feira (Foto: Jocaff Souza)
Ao chegar ao Barretão, o torcedor vai se deparar com uma grande área aberta, destinada para o estacionamento de até 4.000 veículos, segundo o proprietário do estádio. Contudo, a partida será realizada à noite, e não há qualquer tipo de iluminação externa, muito menos sinalização. A área também não está asfaltada e nem tem calçamento.

- Estamos instalando vários postes na área destinada ao estacionamento, e todos eles estarão funcionando na hora do jogo. Ainda teremos um grande gerador à nossa disposição, para garantir tudo fique bem iluminado e seguro - disse Barretto.
Estádio Barretão, em Ceará-Mirim - bilheteria 01 (Foto: Jocaff Souza)Bilheteria do módulo principal tem catracas, mas
não foi concluída (Foto: Jocaff Souza)
Para entrar no estádio, o torcedor deve passar por uma das três bilheterias. No entanto, uma delas ainda está em construção, com um grupo de operários fazendo o reboco da parede e a colocação de corrimões para o acesso ao público. As outras já contam com as catracas eletrônicas, mas estão inacabadas.
No acesso às arquibancadas, não há ligação entre o módulo por trás de um dos gols e o outro abaixo das cabines de imprensa. Para o jogo desta quinta-feira, a Polícia Militar já informou que a torcida visitante ficará exclusivamente na arquibancada atrás do gol.
Mão na massa
Como o estádio ainda requer reparos e construções emergenciais para realizar o duelo entre o Mecão e o Furacão, vários operários se revezavam em diversas frentes para concluir, da forma mais rápida, alguns detalhes, como a colocação de corrimões, uma escada de madeira para o acesso da imprensa ao campo e a instalação dos assentos nos bancos de reserva.
Já a entrada para os vestiários, o acesso ainda está sob areia. Mas os vestiários para as duas equipes já foram concluídos, como também a sala para a comissão de arbitragem e o antidoping. Do outro lado do campo, uma área com tendas foi instalada e denominada como vip, mas não deverá ser utilizada nesta quinta-feira.
Estádio Barretão, em Ceará-Mirim - panorâmica do estádio (Foto: Jocaff Souza)Visão panorâmica do Barretão: gramado mereceu elogios dos jogadores do América (Foto: Jocaff Souza)
Nas cabines de imprensa, que estão em fase final de conclusão, algumas luminárias ainda estão sendo instaladas, e a escada que dá acesso ao local, construída em madeira, já foi concluída.
Os banheiros para os torcedores ainda não foram construídos. Para o jogo desta quinta-feira, a solução encontrada foi a instalação de banheiros químicos, que serão colocados próximos às saídas do estádio. O serviço de bar aos torcedores será feito por ambulantes cadastrados, que também ficarão próximos às portas de saída.
Estádio Barretão, em Ceará-Mirim - área de estacionamento (Foto: Jocaff Souza)Área destinada para estacionamento em frente ao estádio: areia e sem iluminação (Foto: Jocaff Souza)
Restrição
O laudo da Polícia Militar foi o último a ser entregue, na terça-feira. O documento aprovou o uso do estádio, porém com ressalvas.
Estádio Barretão, em Ceará-Mirim, escada para cabines de imprensa (Foto: Jocaff Souza)Escada de madeira dá acesso às cabines de
imprensa do Barretão (Foto: Jocaff Souza)
- O estádio teve o laudo aprovado, porém, com uma restrição. Ainda não existe no estádio uma instalação para o Juizado Especial, que vai funcionar de forma improvisada nesse primeiro momento. Os responsáveis pela administração têm até o dia 23 de maio para entregar essa instalação - disse o  subcomandante do Policiamento Metropolitano, coronel Alarico Azevedo.
Segundo Alarico, o Barretão cumpre as normas estabelecidas pelo Estatuto do Torcedor para estádios a partir de 10 mil lugares.
- O laudo constatou que o Barretão já possui câmeras de segurança que cobrem toda a área externa e também a área interna, no que diz respeito ao monitoramento das torcidas. A própria divisão das arquibancadas vai facilitar esse monitoramento - afirmou o coronel, confirmando que os torcedores do Atlético-PR ficarão no módulo atrás do gol.
Corpo de Bombeiros liberou estádio
Estádio Barretão, em Ceará-Mirim - trator à beira do gramado (Foto: Jocaff Souza)Trator à beira do gramado: operários montam
bancos de reservas (Foto: Jocaff Souza)
O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte também se pronunciou sobre o laudo técnico que liberou o Barretão. De acordo com o major Marcos Carvalho, diretor do Serviço Técnico de Engenharia do CBM, a vistoria foi realizada na última quinta-feira, um dia antes da visita feita por um inspetor da CBF. Segundo ele, o estádio atende a todos os requisitos para receber uma partida de futebol.
- É de nossa responsabilidade fiscalizar a questão da acessibilidade, no que diz respeito a escadas, rampas e corrimão, e também o que se refere ao combate a possíveis incêndios, como extintores, saídas de emergência, angulação de arquibancadas e tempo de evacuação do estádio - disse o major.
Ainda de acordo com ele, a vistoria estabeleceu que o tempo médio de evacuação do estádio é de oito minutos.